INFORMATIVO

ANO 5 Nº151 - 16 MAR 2007

Censo Escolar 2006 revela que Brasil possui 2.553 alunos superdotados

 

O Brasil possui em seu sistema de ensino 2.553 alunos superdotados. A região com a maior concentração de alunos com estas características é o Sudeste, com 1.122 e a que tem o menor número é a região Norte com 116. Com relação às dependências administrativas, a rede municipal aparece na frente, contabilizando 1.358 alunos superdotados no País. Em seguida aparecem a rede estadual, com 1.172 e a rede privada com 23 alunos com este perfil. Os dados são do Censo Escolar 2006. Gráfico 1.

  1. Gráfico 1: Número de estudantes superdotados: Brasil e Regiões - 2006

Brasil possui 159.016 escolas no ensino fundamental

De acordo com os dados do Censo Escolar 2006, o Brasil possui 159.016 escolas no ensino fundamental. Este total está distribuído da seguinte forma: 41 são federais, 29.016 estaduais, 110.782 municipais e 19.177 particulares.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas/níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). É uma pesquisa declaratória respondida pelo (a) diretor (a) ou responsável de cada estabelecimento escolar. Ver gráfico 02.

Gráfico 2: Número de Escolas de Ensino Fundamental: Brasil - 2006

IES brasileiras tem mais de 269 mil funcionários técnico-administrativos

De acordo com os dados mais atuais do Censo da Educação Superior (2005), as IES brasileiras têm 269.514 funcionários técnico-administrativos trabalhando. Deste total, o maior percentual está no setor privado: 30% nas IES particulares e 27 nas Comunitárias, Filantrópicas e Confessionais. Já o setor público concentra 43% dos funcionários que atuam nas IES, sendo que 24% estão nas federais; 17%, nas estaduais; e 2%, nas municipais. Veja o gráfico abaixo.

Gráfico 3: Funcionários Técnicos-administrativos nas IES: Brasil 2005

Educação escolar indígena é tema de nova publicação do Inep

O Inep está lançando a publicação Estatísticas sobre educação escolar indígena no Brasil, resultado de uma parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/Mec). As informações foram levantadas a partir do Censo Escolar 2005, que teve perguntas específicas sobre a modalidade da educação escolar indígena, a qual é oferecida num total de 2.323 estabelecimentos de ensino onde estão matriculados 163.693 estudantes. Para conhecer o conteúdo da publicação ou fazer uma solicitação de envio gratuito, pelo correio, clique aqui (inserir link para página de publicações do Inep).

Escola de Gestores também é assunto de publicação inédita do Inep

Outra publicação inédita produzida pelo Inep é Escola de gestores da educação básica: relato de uma experiência, a qual traz informações detalhadas do Curso Piloto promovido pelo Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. O objetivo desse curso foi desenvolver um estudo sobre a pertinência a viabilidade da instalação de uma política de formação de gestores educacionais, considerando a figura do diretor escolar como um dos principais aliados para garantir uma educação de qualidade aos estudantes brasileiros.

 

Adiado prazo de inscrições ao Enem 2007

De acordo com portaria publicada pelo Ministério da Educação em 15 de março, o prazo para as inscrições ao Enem 2007 passa a ser de 14 de maio a 15 de junho. As inscrições poderão ser feitas em todas as agências dos Correios, ou pela Internet.

As datas estipuladas para os casos de atendimentos especiais (parágrafo 6º do artigo 10 da Portaria Inep Nº 08) e para os atendimentos nas unidades prisionais e hospitalares (incisos I e II do artigo 11 da mesma Portaria) foram prorrogadas para 29 de junho. As demais permanecem inalteradas. O Enem será realizado no dia 26 de agosto deste ano.

Comente este informativo:

Seu nome:
E-mail:
Assunto:
Comentário:
INFORMATIVO 151,
INEP 16 MAR 2007

Presidência
Reynaldo Fernandes
Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior
Dilvo Ristoff
Diretoria de Avaliação da Educação Básica
Amaury Patrick Gremaud
Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências
Manuel José Forero González
Diretoria de Estatísticas da Educação Básica
Maria Inês Gomes de Sá Pestana

Diretoria de Gestão e Planejamento
Paulo Mauger
Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais
Oroslinda Maria Taranto Goulart
Redação e Edição
Alexandre Retamal Barbosa
Antônio Marcos da Costa
Elaina Daher
Maria Fernanda Conti
Diagramação Web
Antônio Marcos da Costa

Telefones: (61) 2104 8023 | 2104 9563